25 de fevereiro de 2012

Esta noite, às 23h, no Teatro-Estúdio: “The projectionist’s Nightmare”

O VIDEO MECANICHS pretende explorar as intersecções entre a performance teatral, as ferramentas audiovisuais e os novos media instaladas hoje na produção contemporânea de teatro e vídeo.

VIDEO MECHANICS teve ínicio em 2009 no CITAC. A primeira edição, contou com uma mostra de vídeo-arte. A segunda apresentou-se num formato alargado, em co-produção com o CITAC, inserida no "Cycle Mecanichs". Nascido da fusão de dois eventos - o (Re)Ciclo, ciclo de teatro do CITAC, e Video Mechanics - CYCLE MECHANICS apresentou uma programação internacional e pluridisciplinar que contou com a apresentação de peças de teatro, mostras de video nacionais e internacionais, três workshops nas áreas de fotografia, performance e VideoJamming.


A 3ª edição desta ciclo tem ínicio com a apresentação do projecto “The projectionist’s Nightmare”,e conta com mostra de obras videográficas, conversas com a presença de convidados e a realização de 3 workshops.

Esta edição do VM3 estende-se ao longo do ano com a produção de eventos pontuais, e culmina na realização do ciclo de vídeo e workshop's em Outubro.


O VM3 apresenta o projecto “The projectionist’s nightmare” realizado no âmbito do MUCO, Encontro de Música Urbana do Cartaxo, com o apoio do CITAC.

Entre o poema de Bryan Patten e a música de Deer, a Put Some... propõe uma viagem performativa ao mundo do “filme noir”. O projecto aborda a dicotomia entre o belo da obra acabada e o pesadelo do processo criativo.

“This is the projectionist’s nightmare:
A bird finds it’s way into the cinema,
finds the beam, flies down it,
smashes into a scene depicting a garden,
a sunset, and two people being nice to each other.
Real blood, real intestines, slither down
the likeness of a tree.
‘This is no good,’ screams the audience,
‘This is not what we came to see.”

Brian Patten


Ficha técnica: Afonso Macedo (dj), André Jerónimo (vj), Irina Sales Grade (vj), Margarida Cabral (atriz), Cátia Manso (maquilhagem).


Imagem inline 1