A patacoada está de volta.
De 1 a 3 e de 6 a 8 de Março (de quinta a sábado e de terça a quinta)
no Teatro-Estúdio do CITAC, 1.º piso da AAC
às 22h
às 22h
Preço único de bilheteira: 3 euros
Monstro Meu
Uma menina não falava com ninguém. Inventou um monstro para lhe fazer companhia. O monstro acedeu mas exigiu que ela não falasse com mais ninguém. Um dia a menina descobriu que conseguia falar e decidiu livrar-se da companhia que inventou para si mesma. Falou, falou, falou e gritou até que percebeu que já ninguém lhe ligava. Sentiu-se sozinha de novo e tentou inventar o amigo outra vez. Tarde demais. Restou-lhe transformar-se num monstro pra falar consigo mesma.
A actriz acordou de um pesadelo: sonhou que tratava o texto por você. E que o público não gostava disso! Inchou o peito, disse o texto bem alto e convenceu-se, por amigos, que o sonho não era verdade: ela tratava o texto por tu, afinal! Então declamou, declamou, declamou e tanto se repetiu que um dia o público morreu de tédio. Então decidiu matar Gil Vicente, mas já não havia ninguém na sala para o ver.
Aparentemente as duas tramas não se tocam, embora tenham um denominador comum: o desencanto auto-infligido e o Monstro que isso faz de nós. Decidimos cruzar os dois mundos e chorar um bocado.
O resultado é um limbo temporal, pontuado por referências abstractas ao falhanço da democracia, ao plágio na criação artística, à dolorosa desconstrução dos mitos, à inocência perdida e ao raio do referendo grego que nunca chegou a acontecer! Andam por lá inspectores traumatizados, crianças adultas cedo demais, divas que tratam o texto por você e todos os outros monstros que fomos criando por já não sabermos comunicar.
Ficha técnica
Texto: Rodrigo Santos (com excertos de poemas de Anabela Ribeiro e Patrícia Antunes)
Encenação: Rodrigo Santos
Interpretação: Anabela Ribeiro, João Silva, Patrícia Antunes e Viviane Andrade
Desenho de luz: Paula Gaitas
Operação de luz: Vanessa Teixeira
Música original e Sonoplastia: Rodrigo Santos
Operação de som: Cátia Manso
Design gráfico: Whatever Trademark
Produção: CITAC 2011
Agradecimentos
Ricardo Alves
Isabel Ramos
João Pereira
Ivan Gerês Pereira
Zé Diogo
Daniel Taborda
Isabel Ramos
João Pereira
Ivan Gerês Pereira
Zé Diogo
Daniel Taborda
Apoios
Câmara Municipal de Coimbra
SASUC
MAFIA Federação Cultural de Coimbra
A Escola da Noite
Teatro da Palmilha Dentada
RUC
TEUC
ATENEU de Coimbra
TAGV
FINANCIADO PELA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN